quarta-feira, abril 23, 2008

Straight to us

(...)Little Janie wakes up and she says
We're gonna have a real good time tonight, tonight, tonight, tonight
We're gonna have a real good time
Come on, come on, come on
We're gonna have a real good time

Nick Cave & The Bad Seeds, Today's Lesson



Bater com a porta. Gosto sempre deste gesto acompanhado por uma sonoridade razoavelmente estridente, tem um quê de libertador ou então é apenas a ânsia de uma viagem para outra cidade, para outra noite, para a voz dentro da voz, a excitação de me esquecer na música.
Ainda estou a remoer a sms com que me acordaram a noite passada:

"Minha cara amiga, tenho-te a dizer que o Nick foi muito bom, que ele tocou 2h30, e que vai estar muito cansado para amanhã. :-) Bom concerto. Beijo".

Cansado?? Cansada ando eu desta maldita via sacra e no entanto não é por isso que não dou o meu melhor, não espero mais nem menos, apenas espero sair de lá a sorrir e com a alma refastaleda, empanturrada por momentos únicos. Quero é ir embora daqui e satisfazer o meu narcisismo, tenho este hábito de fechar os olhos e abandonar-me completamente à música como se fosse a única pessoa presente, como eu outras tantas almas pensaram o mesmo, que cada música é tocada naquele exacto momento peculiar da vida e que faz tanto sentido só por ser(mos) mais, mais ... Por falar nisso, lembro-me agora de alguém que um dia quis dar um concerto à porta de minha casa e rimos muito, enquanto embevecidos já me imaginávamos com uma tranças tipo Rapunzel, enfim... "Estás pronta?" Mais que pronta e já estou a chegar a tua casa. "Ok, estaciona aí em baixo e vamos embora."

And then we go no meio da chuva e pelo caminho já falávamos dos próximos concertos, Leonard Cohen,"Não curto" e ao Lagoa Burning Live, vais? "Quem é que está confirmado? Alguma coisa que valha a pena??", que eu me lembre: Opeth, Wasp, Moonspell e mais uma imensidão de bandas... AH! E os Desire, pelo que ouvi dizer."Isso é que foi grande banda que me deste a conhecer, gostava mesmo muito de os ver ao vivo!", também gosto imenso de Desire mas em compensação tenho uns poucos de amigos que não suportam tal banda e fartam-se de dizer mal, olha eu gosto e pronto! E já tenho bastantes saudades de os ver tocar, a última vez foi numa véspera de vèspera de natal, no Lótus em Cascais...

É impressionante como o tempo passa, penso. Lembro. Por vezes não consigo evitar lembrar-me de outros invernos, da lua em Capricórnio at my feet... "Ei! Acorda!! Já não estavas com a cabeça aqui lol", estava estava, eu é que às vezes sou só mesmo um corpo presente, mas continuando. Falávamos de?

Planos e planos e planos e espera aí que encontrei uns cds aqui. "Eia, isso são cds do meu irmão, aviso-te já que ele não tem grande gosto musical hehehe", mas está aqui um cd de Diamanda! Para quem não tem grande gosto o teu irmão não se está sair muito mal :) "Pois, esse cd é meu... :D"

Não me parece mal, uma viagem ao som deste portento de voz, boa conversa. Hummmm I think this is the beginning of a beautiful night, é claro que esta última frase tem que ser dita num inglês fortemente acentuado por um sotaque romeno. Para quem não sabe como, é favor ver o Drácula de Francis Ford Coppola LOLLLLLLLLL

"Ouve lá, tu sabes o caminho para o coliseu?"Quer dizer... mais ou menos, a última vez que vim ver um concerto ao coliseu do Porto foi em 2005 aquando da tour de Cradle com Moonspell. "Foi quando vieste fotografar Moonspell, não foi?" Yep, mas isso foi uma viagem «daquelas», vim com o meu irmão que também não sabia o caminho, entrei numa rua em sentido proíbido, apareceu a polícia, tive que dar uma grande tanga, nem sei bem como me safei da multa e ainda me indicaram o caminho na perfeição para a entrada de back stage do coliseu, só eu hehehehe. Tenho saudades dessa semana, sabes?! Tinha chegado de Barcelona na véspera, também fotografei o concerto lá, mas estava tremendamente bem disposta, revigorada, acho... "E então... achas que nos vamos perder?", é muito possível hehehehe mas que se lixe, não te preocupes que já ligo a um amigo meu, para além disso já lá deve estar o pessoal de Coimbra.
Surge o Douro sob a chuva, gosto de olhar o rio, não sei bem porquê mas sofro de um certo fascínio pela água que sabe para onde se deve dirigir numa total ausência de dúvidas. Enquanto penso em mil uma coisas que não devia pensar e tenho a percepção de que acabei por trazer mais gente comigo do que devia, aproveito para, mentalmente, bater a porta mais uma vez. Semicerro os olhos por entre as gotas que escorrem nos vidros e torno-me funcional no exacto momento em que me chamam:

"Está aí qualquer coisa a gritar vampira dentro da tua carteira pá! Onde é que foste arranjar isso?", acho piada que toda a gente se interrogue sobre isto, um mísero toque de sms. "É que pela voz parecia mesmo o Fanãn", mas não é. É apenas uma imitação perfeita cujo autor é um amigo que não vejo à muito tempo, foi numa noite em Cascais...

Porque é que sinto sempre tantas saudades das pessoas que deixei algures, das que me deixaram em nenhures... Não vou pensar nisso agora. Altura de ser prática e funcional.

Hello! Sempre queres vir jantar comigo? Ok, espero por ti em frente ao Via Catarina. Beijo. "Coliseu? Para onde?", follow me! Não acredito que já esteja tanta gente aqui à porta. Vá vamos embora, tenho que ir esperar um amigo e depois vamos ter com o resto do pessoal ao restaurante. Olha vem ali o A., "Opá, então não me perdi na puta da ponte do Infante!!! Até parece que é a primeira vez que cá venho, que tristeza!", deixa lá isso nós fartámo-nos de dar voltas até chegar cá lol."Estamos à espera de alguém?", yep, um amigo meu vai jantar connosco, mas ele está quase a chegar, olha já ali está, embora!

Hello :) Dás boleia ao people até ao restaurante?, "Claro, entrem. Dá cá uma beijoca". Pessoal este é o D., D. este é o A. e o C. Estás giro pá! Estás barbudo, pareces um homem LOL "Um homem com H grande!" hehehe Home que é home, assome LOLLLLLLLLLLLL já dizia alguém que eu conheço ;) Ouve lá, então tu não vais ao concerto? "Passou-me...", pois eu também podia ter-te avisado mas... a minha cabeça não dá para tanta encomenda. O restaurante é aqui. Saiam já vocês, o "engº da noite" já lá está com o resto do pessoal, nós vamos procurar um sítio para a estacionar a carrinha aka menina LOLLLLLLLLLLL

"Funny how secrets travel/I'd start to believe/ if I were to bleed", desculpa é o meu telemóvel: Alô

"Que é que querem jantar?"

Podes começar a recitar a ementa hehehe

Blá blá blá

Quero lasanha e o D. também, "estão cheios de sorte, já não há lasanha hehehehe", olha que merda! Dentro de 3 minutos estamos aí já escolhemos. "Que barulho é este?", são as fivelas das minhas botas. "E que música é essa no telemóvel? Vens ao concerto do Nick Cave, tinhas que mudar a música do telemóvel hehehehe", isto não é Nick Cave ó "Zé"! É Bowie, a "I'm deranged"?! Lost Higway, David Lynch, estás a ver!!! Ai D., não sejas chato! :) Vá vamos entrar que estou cheia de fome. Como é pessoal, afinal a que horas é que começa? "lá mais para as 21h30m, temos tempo", ok.


"Vamos embora? ", sim!!!! Já estou com aquele nervoso miudinho pré-concerto. Passo o corpo por entre os corpos, as mãos pela parede, resvalo por entre faces e deito o meu olhar sobre os milhares sobre mim. Encho o peito como se estivesse a respirar pela primeira vez, sei-me num momento único e as pessoas à minha volta são agradavelmente invisíveis.
Palmas. A sala estremece nas mãos que embatem vigorosamente à entrada da banda e finalmente a figura esguia do Nick Cave enche o palco. Já não estou cansada e sim, arrisco-me a dizer que sinto uma imensa felicidade por estar ali e ter a ilusão que nada mais importa.
"Next song is about sails, dogs, bridges burning down and ships", não são todas? As pontes ruem sempre, penso, enquanto canto para mim cada palavra da «Ship song», mesmo antes da alma desfalecer nos primeiros acordes de «Let love in» e lembrar-me de..., para em seguida ressuscitar desenfreadamente a cada nota que se cola à minha pele. À minha volta as faces oscilam entre euforia, embevecimento, adoração e uma gratidão imensa pela partilha de algo tão puro quanto isto:
MÚSICA!!!
E... sou só eu ou mais alguém está a ouvir sinos? Népes, sou só eu que estou a ouvir a "Let the bells ring" dentro da minha cabeça e a ouvir-te no meu coração. "Estás feliz, não estás?"(desperto), estou :)
"Nota-se na tua cara :), curto muito ver concertos contigo. És das poucas pessoas que conheço que fica totalmente inebriada quando vai ver um concerto daquilo que gosta".
Estou feliz... pelo menos por agora, o amanhã é só amanhã. Agora não quero lembrar (me/te)Olha... logo se vê, não é?
É! É o fim sobre a chuva, o regresso sereno, ainda em paz e em loop repito, porque há sempre uma voz que nos desconhece, I had a dream, Nick!

3 Comments:

Blogger D stands for Darkness. M stands for Music. said...

Interessante, este relato. ehehe :P

23/4/08 22:09  
Blogger A said...

São necessárias mudanças, muitas mudanças na tua vida.

Não sei se esta é a máscara que queres ostentar ao mundo se é o teu verdadeiro eu. perdi-te de repente, acho que nem tu própria sabes muito bem. mas sei que são necessárias mudanças. de estilo, de atitude. até de pessoas. não somos o que ouvimos nem sequer vivemos os contos de fadas apenas porque ouvimos determinadas coisas.
definitivamente não somos como todos e no fim, somos iguais a toda a gente.

Mas por algumas horas não foi o concerto que te valeu, nem a música. Foi apenas a mudança de cenário.

E os cenários podem ser os que te permitires. Não temos de andar de trela ao pescoço para sermos diferentes. Não temos de ouvir Moonspell para sabermos o significado da palavra sofrimento. Há diversas formas e caminhos de se chegar ao mesmo sítio.

Porque às vezes é só mesmo aparência.

Beijos

24/4/08 05:56  
Blogger Hermengarda said...

Palavras sábias, a. Palavras sábias...

24/4/08 09:26  

Enviar um comentário

<< Home