sexta-feira, março 24, 2006

Porque quem escreve assim entranha-se na alma

Entras-me pela respiração
(para me infectar de mente)
e deixas-me esgotado,
tão completamente
que passo as noites acordado
a vislumbrar uma miragem:
ao fundo, adormecido,
o mar luminoso.

No ecrã conto a história
moderna com(o) a minha morte.

Começo pela primeira página
(www.pacienteem.coma)
mas acabo em livros diferentes.

Quando chega a minha vez de escrever
escolho a tinta mais escura e doente,
faço-me peregrino sem perder tempo
na ãnsia de invadir o templo.

Quero destruir qualquer coisa sagrada!

Entro frenético, luto com os mortos,
mas ajo sempre em conformidade
- que também a dor é conforme a idade.

"Para escrever na última página
há que destruir ambos os pulmões
e deitar fora as ilusões;
há que saber despertar sem ter dormido
e estar sem ficar."

O jogo acaba.

Vejo chegar o dia,
na escuridão
pelo lado esquerdo da alma.
Desligo o ecrã,
esqueço tudo o que li.

Amanhã, uma outra noite,
tentarei de novo encontrar
o raio que parta
o fim deste círculo
-sempre imperfeito.

"A Morte (em ecrã moderno)" por João Nery

6 Comments:

Blogger EyeOfHorus said...

Peço desculpa, mas o primeiro comentário tem que ser mesmo meu! Porque cada dia que passa me orgulho cada vez mais por te ter conhecido, porque me sinto honrada por termos esta amizade e porque nas tuas veias corre mais do que sangue, corre a raridade de uma alma imensa.
João Nery, obrigado por seres assim!! Não poderia acabar este comentário sei uma citação tua, "There's a darkness here" ;)

P.S. Fiz questão de escrever o teu poema e este comment ao som de "Cold Ways" dos Katatonia, em tua homenagem

24/3/06 05:58  
Blogger Sorrow_Leviathan said...

epah o novo album de katatonia ta demais e reflecte algo k ambas bem conhecemos_the cold great distance:P

joao nery minha cara voz da serpente k sibila por entre tempos enublados, as tuas palavras de morte sao a vida em forma de antidoto para os envenenados do tedio!escreves muitissimo bem e nao vejo a hora de te conhecer!dia 5 tamos ai!bjs negros directamente para a profundeza da tua alma!

24/3/06 10:50  
Anonymous Anónimo said...

Estou numa aula de Tecnologias educativas no ensino. Talvez não devesse ter vindo ler-te (ou ler-me?!...) neste preciso momento, porque... não estava à espera... não sei se nas minhas veias correrá uma alma imensa. Sinto, isso sim, o deslizar de uma lágrima pela minha face imensa... Bem haja pela homenagem minha querida amiga! "words are (not) trivial, unforgettable..."
Beijocas, a voz da serpente, a cuspir veneno em forma de palavra, brevemente, numa toca perto de si... (pobre serpente, que já mudou umas quantas vezes de pele sem, todavia, a estender no ecrã... moderno!).

24/3/06 12:47  
Anonymous Anónimo said...

Ah, perdoa-me minha futura amiga guitarrista! Que falta de cordialidade a minha. Sabes o que é, estou ainda algo combalido. Culpa da horus1 Enfim. Beijos meus também para ti. Cá vos espero, pois sei que a winter darkness também vem. Claro está, não me sois propriamente estranhas... if you know what i mean! Sssss. Hasta April's ethereal

24/3/06 12:51  
Blogger Winterdarkness said...

O joão escreve realmente muito bem e este texto está brutal; por vezes tb sinto a minha vida a andar em circulos sem que se aproxime do fim dos mesmos e às tantas já nem sei que direcção tomar. Beijo para tu Eye e um especial para o João.

28/3/06 03:43  
Blogger Sorrow_Leviathan said...

com k entao o nery sabe k toco guitarra?????!!!!! lololol
tou mm a ver k tenho de levar a sorrow a coimbra pa fazer uma jam so pa vcs!ja avisei o ze de k vou e so falta avisar o david e o pudim:P lolol
I´LL BE THERE FOR YOU HORUS!preciso eskecer as magoas e refugiar-me na tua amizade, porque os nossos momentos sao eternos e partilhamos o cristal invertido nas faces rosadas!kero vir de la com "os cornos xeios da vinho!!!!"ahahahhah

29/3/06 07:43  

Enviar um comentário

<< Home