quinta-feira, julho 27, 2006

Apontamento de uma longínqua noite de inverno

De todas as maneiras de dizer o terror
Escolhi a tua voz
E ela passa por mim como serpente calafrio,
Ar inquinado de mestre que sobe e desce a vertigem da espinha
Cortando a direito pelos nós armadilhados
Das encruzilhadas de ossos e nervos e veias explosivas
Raspando nas peles esticadas, nos músculos, no marfim sinistro dos ossos,
Fazendo música estranha e vã que ninguém conseguirá ouvir.

Todos os sons que existem estão lá fora, em sinistra resolução.
O barulho mar sai da terra que o sustém por baixo,
Rouco, sereno, uma corrente de almas naufrágios que não chega aqui.
O vento não atreve a palavra de fio e dentro de mim será a tua voz que me confunde?

O teu calafrio e lâmina e lágrima e a doença feita de Sol.
Tudo claro, percebo-te tão bem, como se o que significas fossem as águas
escuras que vejo quando fecho os olhos e me deixo esmagar por esse lago escavado entre nós.

As águas sobem por mim acima e trazem-me os restos de mim,
A cura atrapalha-me, anestesia os caminhos que percorro e todos os dias
estarei em guerra comigo mesmo e matar-me-ei o mais que possa para que possa viver sem ti.
Sinto encher-me de sangue quente e o mal começa a funcionar em mim outra vez.

De todas as maneiras de dizer o amor escolhi o terror
E sei que agora nunca conseguirei escapar daqui.
De mim mesmo.

Fernando Ribeiro, "Vox" (in As Feridas Essenciais)

P.S. Fechei as minhas palavras na gaveta onde guardo recordações que te não foram oferecidas, que este "sangue" feito poema fale o que a minha voz cansada sibila nos intervalos do vento...

7 Comments:

Blogger Morfeu said...

Cartas escritas e não lidas...Palavras ditas e não ouvidas...O Amor... simplesmente algo que só merece quem lhe dá valor...

27/7/06 17:01  
Blogger Daniel Lemminkäinen said...

...e que as palavras sejam entendidas a quem de direito. É o melhor texto literário do Fernando sem dúvida.

28/7/06 13:44  
Blogger Winterdarkness said...

Podemos mudar de cidade, de país mas nunca podemos fugir de nós mesmos e do que sentimos pois os piores "fantasmas" são os que trazemos dentro de nós... Há distâncias mais dolorosas que as físicas... Dark kisses amiga!

29/7/06 07:15  
Blogger DarkViolet said...

AS mortalhas do abismo estão secas, isso não quer nunca dizer que estejam mortas mas sim a afiar as flechas dum rio. Corre o sangue do desassossego

29/7/06 10:38  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Sibilos... a noite os leva... ;)
Dark kiss.

30/7/06 08:38  
Blogger Sorrow_Leviathan said...

ha quem tenha recordaçoes nao oferecidas numa gaveta e ha quem as tenha tb em lado contrario e acima de td ha quem esconda o medo em forma de negra cartano fundo de uma gaveta escura para k nunca a mesma veja a luz do dia:P

laço de cetim roxo que ainda hj sela o meu coraçao abismal
abraços

ps:fernando ribeiro foi uma optima escolha:P

1/8/06 02:00  
Blogger A said...

"O vento não atreve a palavra de fio e dentro de mim será a tua voz que me confunde?"

Longe está o Inverno que mais uma vez se aproxima. Sinto-lhe os passos... amiga... tudo passa num instante demasiado fugaz para que eu possa sequer ter tempo para assimilar tudo o que se passa.

Beijos

5/8/06 20:44  

Enviar um comentário

<< Home